Crônica de uma aventura diferente

        Quem gosta de aventura precisa ter a mente aberta aos convites. Muitas vezes, de forma inusitada, somos convidados para atividades que nada tem a ver com aquelas que praticamos costumeiramente. Aconteceu comigo; quando meu amigo Marcelo Dos Santos, me convidou para participar de um encontro de apaixonados por Toyota Bandeirante, realizado em Passo Fundo - RS. Tipo da atividade que nada tem a ver comigo, mas acabou gerando uma viagem espetacular, que me permitiu reencontrar velhos amigos, visitando lugares que eu sentia saudades, além de me integrar com uma trupe diferenciada formando novas amizades.

          Partimos da Ilha da Magia; Marcelo e Eu, no dia 06/09/2023. As cinco da manhã já estávamos na estrada, rumo a Passo Fundo - RS, local do encontro. No caminho juntaram-se a nós o Sr. Emílio e a Solange, continuaram conosco até Lages, cidade onde pernoitamos, para seguir em comboio no dia 07/09/2023 até Passo Fundo. A reunião, muito bem organizada, ocorreu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 

           Foram quatro dias de intensas movimentações. Conversas sobre Toyota Bandeirante não faltaram, afinal era esse o foco dos 81 participantes do encontro. Confesso que fiquei de fora desses assuntos, pois não era do meu domínio de conhecimento. Isso não significa que eu tenha me isolado completamente. Ao contrário; novas e interessantes amizades tiveram início. Muitas regiões do Brasil, principalmente o Sul e o Nordeste, estavam lá representadas. 
            
                Teve trilha motorizada, pelos caminhos da região do Planalto médio,  próximas a Passo Fundo. Inédito para mim, pois estou acostumado a pequenos grupos de aventureiros, que colocam a mochila nas costas percorrendo trilhas a pé, desbravando caminhos a facão. A vantagem da trilha motorizada é poder visitar muitos lugares em curto espaço de tempo. Posso garantir que, sob esse aspecto, não faltaram paisagens para encantar os olhos, nem encontros com pessoas nativas dos locais por onde passamos, que muito engrandeceram nosso conhecimento. Excelentes oportunidades para confraternizar e interagir com culturas diferentes. 

                Embora eu tenha me isolado um pouco do grupo, pois minha preferência é pelo silêncio e pela natureza selvagem, pude me integrar com alguns participantes que também curtem a natureza selvagem. Durante três dias foi possível conversar e aprender sobre outros estilos de vida. Na noite de sábado, 09/09, um baile com a boa música gaúcha marcou o encerramento das atividades. Domingo de manhã começou a dispersão do pessoal. Marcelo e Eu seguimos rumo a Santo Ângelo, cidade que fez parte da minha vida por 32 anos. A expectativa de reencontrar amigos queridos foi de grande emoção para mim.

                   Chegamos à Santo Ângelo no final da tarde de domingo. Fomos direto na casa do meu grande amigo e compadre João Brezolin. Nesse momento, devido à força do reencontro, a emoção transbordou. Foi um momento único, especial demais! Talvez até tenha causado estranheza no meu amigo Marcelo. Fazer o que? sou movido pela emoção! Não fossem esses momentos a vida teria pouco significado!
                
        
            Os dois primeiros dias na região das Missões, foram de chuvas intensas. Nossas atividades se resumiram a comer, conversar, cantar sob o som da acordeona tocada pelo meu compadre Brezolin; pois o clima não favorecia colocar o pé para fora de casa. Felizmente o tempo melhorou, na quinta feira (14/09) o sol brilhou intensamente. Foi possível então visitar locais históricos da região. Museu, ruínas, pontos turísticos. As ruínas de São João Batista, um dos sete povos estabelecidos no local que hoje é território rio-grandense e, onde surgiu a primeira fundição de metais da América do Sul, nos possibilitou rememorar uma época de ouro para a civilização. O show de som e luz em São Miguel das Missões e o contato direto com a história viva, foram o ponto alta da nossa estadia por lá. A emoção propiciada por uma energia vibrante, que paira sobre o local, foi intensa. Foi possível também confraternizar, na presença do Rudimar da Luz, meu velho companheiro de lutas, em Santo Ângelo.



      Ruínas de São Miguel Arcanjo - Considerada a capital dos sete povos

           Sábado 16/09, bem cedinho, partimos de Santo Ângelo, em plena semana Farroupilha, época de festa para o povo gaúcho, mas que acabou ficando ofuscada devido às tragédias climáticas ocorridas naquele período. Seguimos então rumo à Ametista do Sul. Viagem que, para mim, seria novidade. Conheci a grande maioria dos municípios do RS, morei e trabalhei na região do Planalto médio, entretanto, não conhecia aquela cidade, famosa por suas pedras semipreciosas. Visitamos uma velha mina, cujas escavações forma aproveitadas para o turismo. Nela fizeram um mini shopping, contendo um restaurante, museu e algumas lojas.  Muita coisa linda para se ver naquela pequena cidade.





                Foram dias intensos, mas havia chegado a hora de retornar. Pernoitamos em Ametista do Sul na noite de sábado para domingo; então pegamos a estrada e retornando para Florianópolis. Depois de doze dias de intensa atividades chegamos no finalzinho da noite de 17/09/2023. Estávamos em casa de novo. Foi uma viagem tranquila e sem transtornos. A Toyota Bandeirante do Marcelo, motivo inicial da viagem, demonstrou todo o seu valor; foram 2.198 km rodados, muitos deles em estradas ruins. Resta agora contar histórias e aguardar o próximo encontro. Será em novembro/2024, na cidade catarinense de Lages. 
      Viagem de retorno

                



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem