Luz e encanto

     Como dizia o poeta Vinícius de Moraes: "As feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental". É óbvio que nada de pessoal existe na afirmação, pois a poesia se inspira no que é belo; o poeta sobrevive apenas pela exaltação da beleza. Apenas os tolos e deprimidos deixam de exaltá-la. 
        Partindo desta premissa, deixo aqui um pouco daquele sentimento que agita o espírito quando, inesperadamente, é confrontado com cenas de infinita beleza e poesia. A alma do poeta é pura e ao mesmo tempo complicada. Sua arte consiste em transmitir através das palavras tudo o que; num instante fugaz, a mente aguçada percebeu. Homenageio aqui minha jovem e querida amiga Analubabalu, fonte de inspiração pela postagem feita por ela no Instagram. Permita-me amada amiga este pequeno deslize; de tornar pública toda essa emoção que senti.



Na escuridão profunda
Penetrou a luz
E revelou a beleza!
Que de tão soberba
A todos envergonhou
Na caverna escura
Que o mar sonorizou
E onde o sol
Com energia coloriu
Havia também beleza
E não se destacou!
Porque será meu Deus
Que Naquele brilho
E naquele som divino
Tudo se ocultou?
Quem és tu?
Que da água emergiu
Fulgurante e bela
Miragem ou sonho?
E o olhar...
tão brilhante!
A luz do sol ofuscou
Aqueles olhos da terra não eram
Tão pouco dos céus
Mas eram de anjo certamente!
E tanto encantaram
E tanto brilharam
Que a luz
Já acanhada
Num instante se ofuscou
E os sons silenciaram
E um corpo esbelto e lindo
Ergueu-se sobre pedras brilhantes
Mas não era um corpo de anjo
Era uma deusa naquele perfil!
E como Deusa o poder exerceu
E tomou pra si atenção exclusiva
Encantou;
Partiu corações;
Silenciou bocas.
E nada pode ser feito
Para evitar da natureza
o constrangimento!
Assim são as deusas
Inigualáveis
Soberanas
Avassaladoras
E de mirar tão serena imagem
Aos encantos sucumbi!
E na lembrança o momento eternizou!
Nunca mais o mundo será igual
Porque semelhante beleza
Jamais verei de novo!





    PS: Analu é filha da minha grande amiga Soraia Araújo; é com muito carinho e imenso prazer que falo destas pessoas tão importantes e queridas.


Comentários

  1. Querido amigo, hoje revendo suas publicações, percebi que não havia comentado (podia jurar que havia feito) a respeito deste poema tão lindo e carinhoso que
    fizestes para minha filhota. Sua sensibilidade em escolher palavras para escrever este poema é impressionante e me emociono ao ler. Gostaria de ter este dom da escrita que tu tens, mas por falta dela, me limito em apenas agradecer e dizer o quanto te amo, meu amigo querido. Obrigada que este dom cresça cada dia mais, com muita sabedoria, sensibilidade e paixão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem