Explorando a Caverna Emaranhado

                 A emoção está sempre presente na vida de um espeleonista. Entretanto muitas vezes somos surpreendidos! Coisas tão corriqueiras ganham relevância, pela beleza e pela dificuldade. Assim foi a exploração da "Gruta Emaranhado". Uma caverna de blocos de granito, localizada no morro Ribeirão das Pedras, região do Cacupé. Confira a história de hoje.

              Não foi a primeira investida que fizemos. Três vezes estivemos perto dessa caverna anteriormente. Agora formos preparados para qualquer coisa. Dia propício para uma boa atividade de aventura. Sol radiante e friozinho agradável. Recebemos uma dica do Hélio Carvalho, amigo espeleólogo, que havia um caminho mais fácil para chegar na dita caverna. Um atalho que nos livraria de alguns perrengues em relação às outras abordagens que havíamos feito. Realmente foi uma informação preciosa, embora não nos tenha livrado de uma vegetação que insiste em esconder tudo, nos permitiu um caminho mais curto até a caverna. Mas não pensem que nossa aventura ficou mais fácil! O nome dessa caverna faz jus ao significado literal da palavra.


            É uma caverna daquelas de blocos de granito, com salões para todos os lados e incrivelmente profunda.  Cada compartimento alcançado possuía aberturas para nos conduzir um nível mais para baixo. Não sei se os descobridores dessa gruta chegaram explorá-la completamente. Para os padrões de cavernas daqui ela é bem grandona. Não cheguei contar quantos salões foram visitados nem quantos deixamos de visitar, pois muitas vezes a passagem de um compartimento para outro é estreita demais, exigindo um esforço muito grande. Mesmo assim foi possível uma visão geral da caverna. 


                  A gruta está localizada no morro Ribeirão das Pedras, bem próxima da SC 401. Outras cavernas fazem parte da região. Batizamos aquele conjunto de cavernas por complexo do Riacho Subterrâneo; nome de batismo de uma gruta muito sinistra. Já fizemos várias investidas por lá, tentando estudar um pouco a região; para entender se aqueles riachos se interligam de alguma forma e se são eles algum elo entre as diversas cavernas. O nome "Complexo" atribuído por nossa equipe a diversos lugares que exploramos, nada tem de técnico ou oficial. Trata-se apenas de uma nomenclatura que utilizamos unicamente dentro do contexto da aventura. 

   

                

                    Confira o canal WAF Trilhas e Aventuras no Youtube. Lá você encontrará vídeos interessantes. Inscreva-se no canal, deixe seus comentários, dê um joinha, depois divulgue para os amigos. Assim você colabora com o aprimoramento de nosso conteúdo.

Até nossa próxima aventura!







Comentários

  1. Depois que descobrimos que no interior do solo escuro é profundo que, encontramos tantos lugares emocionantes, quanto fora dele é sob a luz do dia, nos tornamos caçadores de emoções
    O desconhecido oculto dessas cavernas é que nos agusa em buscar esses caminhos estreitos e escuros tão prazerosos de percorremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem