Desbravando o Morro Pedra de Listra

          Quem passa pela SC 403, seguindo para a região norte da ilha de Santa Catarina, ou seguindo no mesmo sentido pela Rodovia Virgílio Várzea; entre Saco Grande e Cacupé, nem percebe duas elevações de imponente beleza que ficam à direita dos transeuntes. Ali estão localizados o Morro da Virgínia e o Morro Pedra de Listra. Ambos se confundem para quem faz trilhas no rumo de Ratones. Poucos entretanto conhecem as belezas naturais que existem por lá. Nesta reportagem do blog, a qual sucederá um vídeo para o YouTube, faço um pequeno relato de nossas aventuras pelo Morro Pedra de Listra. 

                         Algumas trilhas realizadas na confluência do morro Pedra de Listra

         O morro em questão, infelizmente, é mais conhecido pelas operações policiais do que pelas belezas naturais que esconde. Esse desconhecimento generalizado sobre as paisagens da ilha da magia, provoca severa deterioração de um patrimônio natural, que poderia ser melhor explorado para o turismo e esportes de aventura, proporcionando assim, melhor qualidade de vida, tanto para os aventureiros, quanto para as pessoas por lá estabelecidas. As ocupações irregulares causam transtornos inimagináveis, em vários aspectos, mas saliento um especificamente importante: "A captação de água potável". As tais ocupações irregulares formaram grandes comunidades; para que as pessoas possam sobreviver o produto essencial é água. A fim de obter o líquido precioso fundamental, não o fazem com planejamento; muito menos através projetos ambientais ou de engenharia. O resultado dessa desordem, provoca destruição, pois alteram os cursos d'água, desperdiçam e muitas vezes secam os pequenos córregos. Fato que comprometerá futuramente a vida daquelas comunidades, se alguma medida emergencial não for tomada.


        Ao trilhar por esse lindo morro, dificilmente permaneceremos apáticos. A visão contempla tantas belezas naturais que se torna muito difícil não emocionar o espírito. Córregos de águas cristalinas, cavernas, matas, árvores frondosas, formações rochosas imponentes. Não faltam motivos nem paisagens próprias para a contemplação! Tudo é lindo, apesar da degradação ambiental evidente. Esses descuidos com a mãe natureza, muitas vezes, se originam naqueles que mais deveriam se preocupar com ela: Trilheiros e amantes da natureza. Por falta de consciência ou mesmo de educação ambiental, os que deveriam ser guardiões, acabam sendo contribuidores na aceleração do processo de degradação ambiental.

        Também existem histórias para contar. Em 1980 ocorreu um grande desastre aéreo, com um Boeing 727 da Transbrasil. A trágica história do voo 303, amplamente divulgada pelos meios de comunicação, na época do ocorrido, traz muitas informações e histórias daquele triste acontecimento. Entretanto, por falta de precisão ou até de conhecimento pleno da geografia local, na época do acidente, descrevem os relatos, que o avião bateu em uma pedra no Morro da Virgínia. Fizemos várias investidas ao local do acidente, seguimos diferentes caminhos, mapeamos o lugar diversas vezes utilizando GPS. Depois de tantas visitas ao local onde foi colocada uma cruz demarcatória, identificamos com precisão as coordenadas do ponto de colisão, recentemente demarcamos a área do incêndio. Depois de tantas visitas ao local posso garantir que não foi o Morro da Virgínia e sim o Morro Pedra de Listra, o palco daquela tragédia. Até hoje, 42 anos após o acidente, quase nenhuma vegetação existe na área demarcada. 


        Embora tenha sido um trágico acontecimento, é sempre interessante fazer trilhas de resgate histórico. Em uma das atividades que fizemos por lá resgatamos algumas peças do avião, soterradas num solo calcinado, de coloração marrom escuro, as vezes quase preto, onde nenhuma nova vegetação parece querer vingar. Talvez fique, aquela pequena área do morro Pedra de Listra, por nós delimitada, como uma cicatriz permanente, lembrando que as forças da natureza e a imponência daquelas estruturas, não devem jamais serem negligenciadas.
 Peças recuperadas 42 anos depois. No pedaço de acrílico ficou gravada uma mancha de sangue!

                             Algumas peças ainda podem ser encontradas a céu aberto.



        A pedra do Balão é um dos atrativos para quem gosta de megálitos e formações graníticas. Uma gigantesca Rocha apoiada em uma base muito plana, que parece ter sido colocada ali através de uma engenharia avançada. Embora a natureza possua seus caprichos, a mente humana sempre divaga sobre possibilidades. 
                                                         Pedra do Balão - Linda e misteriosa

        O Morro Pedra de Listra ainda oferece inúmeras oportunidades para desbravamentos e trilhas radicais. Os córregos de água cristalina salientam-se na paisagem; desaparecendo muitas vezes dentro de cavernas ou sumidouros, para ressurgir logo adiante, mais imponentes mesmo não tendo dimensões exageradas. Muitas vezes se unem com outros córregos ou apenas reúnem novamente braços de rio que se separaram. É lindo ver aquelas águas frescas e transparentes correr pelos vãos das rochas, ou por entre a densa vegetação. Provocado sempre um murmúrio relaxante, instigando o corpo e a mente permanecerem por lá, numa agradável preguiça e contemplação. Vale a pena conhecer a natureza selvagem da nossa Ilha.
                                                   As frondosas árvores são abundantes por lá.

        Conheça todos os meus canais de comunicação. Participe da nossa comunidade aventureira, visite os sites, deixe seus comentários, inscreva-se nos canais. Assim você colabora com o aprimoramento das postagens, ajuda na divulgação, propiciando  informação e conhecimento.



Comentários

  1. Nossa Ilha da Magia têm ainda muito a explorar
    É uma sensação maravilhosa descobrir tanta beleza oculta nas matas, só indo a o encontro de tudo isso para que aconteça tal descoberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem