Lançamento oficial do livro "Cavernas da Ilha de Santa Catarina"

         Depois de muitos percalços; grande parte deles por inexperiência e falta de conhecimento, quase seis anos de pesquisas e explorações de campo, escrevendo e reescrevendo as linhas que compõe essa obra; finalmente posso anunciar uma data oficial de lançamento. Será no dia 10 de abril de 2022. Um dia especial demais para mim. Terá duplo simbolismo! Neste dia completarei 70 anos, muito bem vividos; data adequada para marcar minha primeira experiência literária. Antigamente dizia-se que o homem para atingir a plenitude existencial, precisaria três coisas: "Fazer um filho, plantar uma árvore, escrever um livro. Neste 10 de abril de 2022, conforme o antigo ditado, atingirei então minha plenitude como ser humano. Muitas lutas virão, pelo menos assim espero, a perfeição não chegará tão cedo, mas o caminho começou a ser trilhado.
                                                                         Arte final da capa

     É com imensa satisfação que venho anunciar o lançamento oficial de meu primeiro livro: "Cavernas da Ilha de santa Catarina". Não foi uma tarefa muito simples... A ideia surgiu em meados de 2016. Muita coisa aconteceu desde então. Em algumas ocasiões quase abandonei a causa. Principalmente por desacreditar na possibilidade de publicar a obra devido à falta de recursos financeiros. Todo o processo foi muito dinâmico, conforme está relatado no livro. Parecia haver mais obstáculos do que favorecimentos. Pretendia, no início, fazer um livro impresso com distribuição gratuita. O projeto se tornou inviável, razão pela qual, algumas vezes, pensei em abandoná-lo. Se não desisti foi pelo incentivo de alguns amigos e parentes. Minhas filhas Francine e Andressa foram incentivadoras contumazes. Mas a força que não me permitiu desistir, veio de uma amizade surgida durante o projeto, com o antropólogo Adnir Ramos. Foi ele quem mais me incentivou, talvez nem ele mesmo tenha percebido tal incentivo. Desde o primeiro contato com ele, em reuniões de estudos no IMMA, o Adnir se tornou um exemplo de como vencer desafios e contradições. Veio então a pandemia. Com ela novos dilemas e hábitos.  por razões diversas, inclusive algumas divergências na forma de pensar, não pude continuar meus estudos com meu novo amigo, mas se tornou permanente a troca de informações. Tenho muita gratidão por ter conhecido esse amigo e, por consequência, outras pessoas interessantes que frequentam aquele instituto de desenvolvimento humano.

                                             Muitas trilhas e desbravamentos buscando cavernas
    

       Também surgiram disputas injustificadas sobre as atividades por mim praticadas. Algumas pessoas não entenderam meu objetivo. Talvez por insegurança ou falta de talento, começaram a exercer pesadas críticas sobre minha pessoa, divulgando opiniões erradas a meu respeito nas redes sociais. Houve até denúncia anônima, que me obrigou a comparecer na delegacia de polícia do bairro Ingleses, para prestar depoimento sobre as minhas "aventuras". Tudo isso ficou no passado. Os obstáculos que pareciam intransponíveis se tornaram degraus da escada que me trouxe até aqui.

        Tenho plena consciência da imperfeição desta primeira obra. Trata-se de um livro artesanal. Não foi possível publicá-lo por processos industriais mais elaborados, que poderiam oferecer melhor qualidade de impressão, porém inviável sob o ponto de vista financeiro. O preço de venda estipulado, pode não ser o melhor, mas foi o mínimo necessário para cobrir os custos gerais de diagramação, revisão e impressão. Este dinheiro eu não dispunha. Tive que correr atrás. Lancei mão de campanhas para doação, a fim de arrecadar os recursos necessários. A pré-venda, foi um recurso valioso, inesperadamente foi este o caminho principal de arrecadação. Pessoas que não me conhecem pessoalmente, adquiriram o livro, simplesmente confiando na minha seriedade. Este fato foi de extrema importância para mim. Despertou minha consciência sobre o quanto eu preciso ainda evoluir para retribuir essa confiança em mim depositada. Fiquei deveras preocupado com as constantes previsões de lançamento do livro, que não se concretizavam. Cheguei pensar em devolver os valores recebidos, porém eles já estavam comprometidos. Não havia como assim proceder. Munido de muita paciência e bons pensamentos, fui superando o medo e a dúvida. Hoje trago aos amigos reais e virtuais, esta alvissareira notícia. Finalmente a obra impressa estará disponível. Em breve pretendo também disponibilizá-la no formato de Ebook.

                                                                Caverna Toca da Nega

        Pretendia fazer um lançamento clássico, através de uma cerimônia, com autógrafos e coquetel. Infelizmente a pandemia voltou a ditar regras. O crescente aumento dos casos de Covid 19, principalmente a variante Ômicron, recomenda evitar aglomerações. Na dúvida, mesmo decepcionando alguns, optei pelo lançamento virtual do livro, que deverá ocorrer pela plataforma do Instagram, cujos detalhes informarei oportunamente. Aos que adquiriram o livro antecipadamente enviarei, devidamente autografado, sem custo adicional, pelo sistema de correios ou, para residentes em Florianópolis, entrega pessoal em domicílio. No momento me resta agradecer a todos pela paciência e confiança em mim depositada.

                                                  Inscreva-se no canal do Youtube

        Gratidão


Kako Aransegui

Comentários

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem