Segurança em trilhas - Dicas para trilheiros

 



           Princípios da Conduta Consciente em Ambientes Naturais

 

                                       Dicas para uma trilha segura

 

 

1 - Planejamento é fundamental

Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar - Tome conhecimento dos regulamentos e restrições existentes. Obedeça a estas regras.

Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo - Antes de qualquer visita em ambientes naturais, informe-se a respeito das condições climáticas. Não confie plenamente nestas previsões! No verão mudanças repentinas de tempo são comuns, principalmente nas regiões serranas. Não abra mão do seu equipamento de proteção (capas de chuva, luvas, jaquetas, etc.). Visitar cachoeiras e vertentes de serras na parte da manhã é uma boa conduta. No período da tarde muitas das vezes ocorrem mudanças de tempo.

Nunca visite estes locais ou qualquer outro passeio sozinho Sempre ande em dupla (pelo menos). Um viajante solitário na estrada ou locais remotos é sempre um alvo fácil para contratempos, entretanto, grupo muito grandes também não é uma boa escolha. Fica uma bagunça.

Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias Normalmente estes lugares ficam cheios de gente. Talvez você nem consiga curtir seu passeio.

Certifique-se que você não deixará marcas do seu passeio no local - Leve sacos plásticos para trazer seu lixo de volta até onde possa "livrar-se" dele de forma digna. Absolutamente nada do que você levar para a natureza deve ficar por lá.

Escolha a atividade que você vai realizar conforme o seu condicionamento físico e nível de experiência Não tente fazer trilhas em terrenos desconhecidos, para os quais você nunca treinou. Jamais improvise; pode ser perigoso para você, além de causar-lhe prejuízos financeiros, caso precise acionar resgates especiais. Faça primeiro adaptações físicas. Informe-se o máximo possível sobre a região a ser explorada.

Faça uma previsão detalhada da sua jornada - Evite excesso de peso e materiais desnecessários em sua mochila. E jamais programe uma jornada muito longa, com uma carga pesada demais.

 

2 - Você é responsável por sua segurança

O Salvamento em ambientes naturais é caro e complexo - Pode levar dias e causar grandes danos ao meio ambiente, portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade. Cuidado com a impetuosidade.

Calcule o tempo que passará viajando e deixe um roteiro de viagem com alguém - Não mude de roteiro sem avisar. Sempre leve celulares, mesmo deixando-os desligados e, além disso, se for um grupo, cada um leva o seu. Se forem de diferentes operadoras melhor ainda. Não seja escravo do tempo! Caso na sua viagem ocorra um imprevisto, lembre-se, não tenha pressa; você não está trabalhando e mesmo que estivesse não corra nem gaste energia desnecessariamente.

Avise a administração da área que você está visitando sobre: Sua experiência, o número de pessoas que participam da atividade, o equipamento disponível, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações podem ser úteis e facilitarão o resgate.

Aprenda as técnicas básicas de segurança - Não coma ou beba nada que você não conheça ou não consiga engolir. Cuidado especial com a água para beber, purifique-a sempre, através de filtros, fervura ou processos químicos. Aprenda sobre navegação terrestre e orientação geográfica. Estude um pouco sobre a natureza das plantas e animais da região que você vai explorar.

Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado Para cada situação que você vai enfrentar, mais uma vez planejamento é importante. Muitos acidentes graves e agressões severas à natureza, muitas vezes são causados por improvisações ou uso inadequado de equipamentos.

Utilize calçados adequados ao terreno que irá trilhar - Lembre-se que seus pés são muito importantes em uma trilha. Qualquer problema com eles e você estará em grande dificuldade. Nunca saia para uma trilha com uma bota ou tênis novo, pois podem provocar ferimentos que te impedirão de caminhar ou limitarão seu percurso e movimentos. Em terrenos muito irregulares, como trilhas sobre pedras ou costões, dê preferência por botas específicas, com boa proteção para os tornozelos. Tome conhecimento dos aspectos técnicos que os fabricantes divulgam sobre os calçados que fabricam. Jamais utilizem calçados sem meias, preferencialmente use meias grossas do tipo usada para futebol ou duplas (dois pares). Jamais utilize calçados apertados ou folgados demais. Quando for preciso caminhar em dunas ou beira mar é uma excelente terapia ter os pés descalços, mas faça uma avaliação de acordo com as suas limitações.

Previna-se para algumas situações - Muitas vezes durante uma trilha nos deparamos com situações inesperadas, principalmente com o relevo e a vegetação. Em um local que não é trilhado a muito tempo, alguns tipos de vegetação se desenvolvem rapidamente. Muitas destas plantas podem conter espinhos ou acúleos. Se você estiver vestindo bermudas, short, legging ou qualquer indumentária leve, poderá enfrentar sérios

problemas. O ideal é sempre ter na mochila uma muda extra de roupa. Eu carrego inclusive uma caneleira e sempre uso calças de tecido mais resistente. O mesmo princípio deve ser aplicado para blusas, camisetas etc... é bom ter de reserva uma jaqueta mais grossa ou algum abrigo de mangas compridas que resistam e protejam você destas agruras.

Leve sua própria água - Nunca fique dependendo das fontes naturais de água, mesmo em ambientes preservados a água pode não ser ideal para o consumo.

Procure caminhar com suavidade evitando stress físico - Alguns tipos de terreno exigem muito de seus pés, tornozelos e joelhos (principalmente). Terrenos rochosos ou irregulares são propícios a provocar contusões ou fraturas. Em costões, e locais com muito pedregulho ou matacões, jamais ande saltando sobre as pedras, evite passadas muito longas, procure efetuar movimentos suaves, passos curtos, a fim de evitar esforços demasiados nas articulações. Não tenha vergonha de sentar, escorregar ou ficar de quatro pés a fim de melhorar o equilíbrio. Preferencialmente utilize bastões de apoio em suas caminhadas e trilhas, mas se não os tiver se abaixe, escorregue, use a bunda como membro locomotor. É preferível uma postura feia, porém segura, do que um salto de malabarista que termina em um escorregão e queda. Um pequeno tombo de costas em um terreno rochoso pode ter consequências gravíssimas. Além dos perigos com acidentes, tais cuidados evitarão desgastes físicos prematuros.

 

3 - Cuide das trilhas e dos locais de acampamento

Mantenha-se em trilhas pré-determinadas, não use atalhos que cortam caminhos - Os atalhos favorecem a erosão e a destruição de raízes e plantas inteiras. Além do mais, ao sair de uma trilha pré-determinada, você corre grande risco de enfrentar situações adversas. Mantenha-se na mesma trilha mesmo se ela estiver lamacenta ou escorregadia, dificuldade em ultrapassar uma trilha cheia de barro e escorregadia faz parte da diversão. Se você contorna a parte difícil de uma trilha, o estrago ambiental poderá será maior (principalmente com grupos grandes), caso você esteja sozinho será mais difícil localizá-lo se você se perder e, finalmente, se as condições do percurso estiverem acima de sua capacidade de controle, não insista: volte! Afinal, ser vencido pela natureza não é nenhuma vergonha.

Desbravamentos são emocionantes, mas tome cuidado - Caso o objetivo de sua trilha seja desbravar ou localizar coisas escondidas: tais como: Construções antigas, cavernas, é bom estar preparado pelo menos com uma bússola e o conhecimento técnico de como usá-la, além de equipamentos de proteção. Antes de abrir uma picada verifique se essa agressão à natureza é realmente necessária e faça-a de tal modo que os efeitos dela sejam os menores possíveis. A melhor trilha é aquela que, depois de desbravada, não deixa vestígios que alguém passou por ali.

Evite acampamento em locais selvagens - É mais seguro utilizar um camping credenciado fazendo diariamente seus percursos para diferentes lugares, indo e vindo todos os dias; sempre avisando para a administração do camping para onde está indo. Assim você estará mais seguro e conhecerá toda a região em que está. Não se atreva em acampamentos solitários nestes ambientes, a menos que você esteja habilitado com treinamento de sobrevivência.

Traga o seu lixo de volta - Se você pode levar uma embalagem cheia para um ambiente natural, pode trazê-la de volta, com mais facilidade, depois de vazia. Se és fumante use uma lata de refrigerante ou cerveja como cinzeiro, mas nunca jogue tocos de cigarros no chão, principalmente se ainda estiverem acesos. O melhor mesmo é aproveitar o contato com a natureza e parar de fumar. Cuidado com utensílios pequenos, que facilmente podem ser esquecidos.

• Certifique-se de que elas permaneçam como se ninguém houvesse passado por ali - Remova todas as evidências de sua passagem. Deixe apenas o leve rastro de suas pegadas! Não queime nem enterre o lixo. As embalagens pela sua natureza química não queimam totalmente, e animais podem cavar o lixo e espalhá-lo, podem machucar-se ou ficar doentes. Utilize as instalações sanitárias disponíveis. Caso não haja (Banheiros) na área, cave um buraco com uns 20 cm de profundidade pelo menos a uns 60 metros de qualquer fonte de água, ou trilha, em local onde não seja necessário remover a vegetação. Lembre-se do perigo de você, descalço, pisar em fezes de animais, ingerir água ou alimentos contaminados por fezes. O perigo para os animais silvestres é o mesmo! Não deixe fezes no ambiente à céu aberto! Se você utilizou papel higiênico não o enterre junto com as fezes, traga-o de volta devidamente acondicionado em sua mochila. Hoje em dia existem embalagens específicas para coleta de fezes, se possível utilize essa tecnologia para acondicionamento de resíduos. Desculpe a forma de expor a ideia, mas isto é de extrema importância.

 

4 - Deixe tudo como estava e cada coisa no seu lugar

Não construa qualquer tipo de estrutura - Bancos, mesas, pontes, etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves e ou outros animais.

Resista à tentação de levar "lembranças" para casa - Deixe pedras, ossos, flores, conchas, etc. onde você os encontrou para que outros também possam apreciá-los. E, por favor, não deixe registrado no tronco de uma árvore ou em pedras o seu nome e o da(o) sua (seu) namorada(o), naquele tradicional coração transpassado por uma flecha do cupido. Já imaginou se alguns anos à frente você retornar com outra(o) namorada(o) e ela (ele) visualizar o seu nome ali? Você queimou o seu filme de forma irremediável!

Tire apenas fotografias, e leve para casa apenas memórias - Lembre-se da frase já mencionada acima: Deixe apenas o leve rastro de suas pegadas!

Evite fogueiras, o fogo mata o solo - Elas podem gerar graves incêndios florestais. Para cozinhar utilize um fogareiro portátil, são compactos e seguros. Para iluminar utilize um lampião ou lanterna de LED, são eficientes e seguros. Dê preferência para fogareiros que utilizem gás e não os que usam combustível líquido. Não use querosene como combustível, pois derramar este produto na água ou solo é extremamente danoso, se utilizar um combustível líquido de preferência para o álcool 96º (não o combustível veicular). Caso precise de uma fogueira utilize-a com muito cuidado, para sua segurança ou para localizá-lo em caso de acidente. Tome todos os cuidados para que sua fogueira não se torne um incêndio. Escapar da mata, estando perdido, é bem difícil, escapar com um incêndio é quase impossível. Pense na possibilidade de ao invés de acender uma fogueira, de forma emergencial, levar um sinalizador de emergência, você encontra nas lojas especializadas em esportes de aventura, até em lojas de fogos de artifício; avise a administração (caso esteja em um parque) que você está levando tal equipamento. Caso utilizar o fogo como forma de sobrevivência ou para se aquecer, procure local adequado e faça proteção com pedras protegendo bem do vento. Lembre-se de apagar o fogo quando deixar o acampamento, espalhando as cinzas pelo local e devolver as pedras que usou para proteção aos locais onde você as recolheu. Lembre-se de “Não deixar evidências”.

 

5 - Respeite os animais e as plantas

Observe os animais à distância - A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves.

Não alimente os animais - Isso pode parecer bom, até mesmo gratificante, mas é muito perigoso para os bichos. Caso encontre um animal doente ou ferido, não tente prestar socorro. A menos que você entenda do riscado! Lembre-se de que você é apenas um espectador do ambiente, por isso, não deve interferir em nada. Apenas, se for possível, notifique aos responsáveis pelo parque. Se for o caso, eles saberão julgar o melhor procedimento.

Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes. Se você gosta de flores em casa, vá a alguma "floricultura" por aí. Lá existem belas flores, adaptadas e condicionadas para o ambiente doméstico. Tire apenas fotografias.

Cuidado onde colocar a mão ou pisar - Alguns animais gostam de fazer tocas, outros se utilizam de buracos em pedras ou em ocos de árvores, cobras e aranhas facilmente se escondem em qualquer macega ou se camuflam em árvores. Nunca use se apoiar ou tocar em qualquer superfície sem antes efetuar uma rápida análise visual ou com um bastão, galho ou outro objeto qualquer que tenha à sua disposição.

 

 

 

6 - Seja cortês com os outros visitantes e com os povos nativos

Ande em silêncio, não seja uma discoteca ambulante - Afinal você veio apreciar a natureza! Respeite o ouvido dos outros humanos e dos animais silvestres. Por favor, dispense o Funk numa trilha ou acampamento! Se quiser curtir um som maneiro, use fones de ouvido.

Deixe seus animais domésticos em casa - Animais domésticos podem se tornar um problema sério em determinados locais. Principalmente em ambientes naturais, pois podem provocar animais selvagens e colocar em risco a própria vida do bichinho de estimação. Existe também a questão das zoonoses onde tanto os pet’s quanto os silvestres podem transmitir doenças.

Cores fortes, como laranja, vermelho ou amarelo devem ser evitadas - Pois quebram a harmonia dos ambientes naturais. Use roupas e equipamentos de cores discretas, para evitar a poluição visual, principalmente em locais muito frequentados. Embora este procedimento possa ser conflitante; pois em ambientes naturais, as cores fortes podem ser vistas a grandes distâncias e ajudar na localização em uma situação de perigo.

Colabore com a educação ambiental - Ensine outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade. Mas seja cortês e nunca se deixe levar pela raiva ou desacordo com a poluição ambiental, que muitas vezes, passa por cima da dignidade e do respeito humano. Assim como você não deve maltratar uma pessoa que não aprendeu a ler; não deve tratar mal uma pessoa que não tenha uma conscientização ambiental. Nosso processo educativo e social ainda deixa muito a desejar.

Respeite as comunidades locais - Muitas vezes encontrarás pelo caminho comunidades que vivem de forma completamente diferente daquelas que você está acostumado. Povos nativos e colônias de pescadores ou de agricultores tem seus costumes, hábitos e crenças moldados, muitas vezes, pelo ritmo da natureza ou pela religião. Muitas destas maneiras você não será capaz de compreender, mas deve manter uma postura neutra e cortês. Jamais discuta ou tente impor seus conceitos nas conversas propiciadas por estes encontros. Procure aprender com eles. Provavelmente eles são detentores de informações preciosas.

 

                Jamais esqueça: O planeta é a nossa casa. Cuidemos dele com carinho e respeito

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado, continue participando. Inscreva-se e continue enviando críticas e comentários. Ajude a divulgar o blog.

      Excluir

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem