Em busca de Cavernas - Pantano do Sul - 5 em 1


           

           Dando continuidade ao tema “Em busca de cavernas”, iniciamos nossas explorações mais ao sul da ilha. O local escolhido para esta segunda etapa de nossas aventuras foi o Morro do Pântano; em Pântano do sul. Existe uma concentração bem grande de furnas de abrasão marinha por lá. Nesta primeira investida tivemos a oportunidade de alcançar cinco cavernas.
           

             Caverna Morcegos (CNC SC 43) – Esta é a primeira caverna do costão do morro do pântano. A que fica mais próximo à praia. Nem por isso é a de mais fácil acesso. Dependendo das condições do mar o acesso pode ser dificultado ou até impossibilitado.



            É uma pequena caverna com dois compartimentos principais. Possui ainda alguns minúsculos cubículos e tocas que são acessíveis apenas para pequenos animais. Pelo nome com que foi cadastrada eu esperava encontrar muitos morcegos lá dentro. Não encontrei nenhum. Há porém vestígios da presença destes animais, pois no segundo compartimento, o mais escuro, tem bastante guano.
 
            





















Toca da Nega (CNC SC 44) -  Esta linda caverna destaca-se por alguns espeleotemas. O teto parece que foi decorado por mãos de artistas. Pequenas estalactites, fungos dourados que parecem veios de ouro, paredes recobertas de branco e até inscrições. Quanto a estas não posso garantir que sejam rupestres!


 
Detalhes da caverna Toca da Nega






               

                     É um pouco difícil o acesso, mas se as condições do mar forem boas fica bastante facilitado. Desconheço as razões para terem dado este nome de batismo para a caverna. Ainda não descobri a razão, mas assim que tiver notícias eu comunico.

            
                                            Teto e paredes da caverna Toca da Nega
                                
             Caverna do Arco (CNC SC 35)– Esta pequena caverna é de incrível beleza. A entrada é formada de cascalho colorido, principalmente nas cores branca, ocre, amarelo, vermelho e preto. Forma um arco, uma espécie de portal que liga ela à caverna das Flores. É como se fossem uma só.


            O mais interessante é o som produzido quando a onda do mar adentra a caverna, o repuxo faz com que as pequenas pedras se movimentem, produzindo um som muito legal. Este conjunto de imagens e sons dá um aspecto místico ao local.


            Caverna Flores (CNC SC 38) – Bem mais profunda que a do Arco, esta caverna possui um incrível portal de entrada. O chão coberto de cascalho colorido, forma uma pequena praia. Tem características semelhantes à Toca da Nega, possuindo um único e amplo salão com altura variável do teto. Aliás um teto bem interessante, pela presença dos fungos dourados e vários espeleotemas.


            Tem o pórtico de entrada bastante alto, talvez uns vinte metros de altura, o que possibilita a prática de rapel. Propicia uma brincadeira bem legal, já que toda a descida fica em negativo.


            Caverna Ponta do Marisco (CNC SC 36) – Esta caverna muito estreita, passa quase despercebida para quem não tiver olhar atento. O portal de entrada é uma fenda muito estreita. Uma pessoa magra tem que entrar de lado, espremendo-se entre as rochas.

            Depois desta passagem estreita apresenta um salão um pouco mais largo. O teto, com altura variável possui trechos que podem chegar a uns oito metros de altura. Também possui muitas belezas. Espeleotemas, folhagens, fungos e musgos incrivelmente verdes. No dia que adentramos havia muita infiltração devido às chuvas da semana. Em algumas partes dava a impressão que chovia.


            Estas cinco cavernas podem ser visitadas em um único dia de trilha. Entretanto não é recomendável trilhar sozinho. Tem lugares de difícil acesso e sem comunicação via celular. Também requer experiência em trilhas de costão e um bom preparo físico.

           Video caverna do Arco            Som da caverna         Incrível video - Ponta do Marisco


              Álbum de fotos 1           Álbum de fotos 2


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem