Em busca de cavernas - A vez da "Ponta da Bota"

Para os aventureiros de plantão maio de 2018 encerrou com chave de ouro e junho iniciou prometendo muita atividade! Na quinta feira 31 de maio, trilha noturna para brindar a Lua cheia, sexta 01 de junho, contorno do morro das feiticeiras para descobrir novos locais, e mais uma trilha noturna, sábado dia 02, trilha de ingleses até o Morro do Rapa, visitando 5 cavernas; domingo localizando e desbravando a caverna “ponta da bota”, uma jornada épica. Para quem gosta de aventura acompanhe esta narrativa.

Inicio das atividades  em 31 de maio. Fomos até a ponta do Barcelos, na pedra da guarita, fotografar a lua cheia. Logo abaixo a entrada da caverna da bruxa, no Morro das feiticeiras

Iniciamos a jornada no Morro do Rapa buscando pelas cavernas do Rei 1 e 2; estas bem mais fáceis de encontrar. As duas cavernas são muito próximas, entretanto só existe cadastro de uma delas no CNC. A caverna do Rei 2, que inicialmente chamamos de “caverna nova” possui uma entrada estreita, que penetra em um salão não muito grande e segue por um túnel estreito até outro salão, também pequeno. Ao todo a caverna se entende por uns 15 metros. Ambas são cavernas formada por blocos de granito.

Já a Caverna do Rei, cadastrada como CNCSC 11, esteve interditada por algum tempo, tendo sua entrada bloqueada por pedras e chapas de compensado naval. Atualmente parece que abriga um morador, não encontramos ninguém por lá, mas havia utensílios e um catre bem arrumadinho. Pelo jeito deve ser alguém que gosta de receber visitas, pois deixou uma cortina de tecido grosso esticada na entrada da caverna e disponibilizou um pincel atômico para registro de quem passa por ali.
            Antes de chegarmos a estas duas cavernas havíamos passado pela caverna da Bruxa (ou das feiticeiras), que fica praticamente numa área urbana no extremo norte do Balneário Ingleses, na praia das gaivotas. Uma caverna já bastante conhecida e muito visitada, tanto quanto a caverna do Rei (aquela do morador). Entretanto é uma caverna de muitos encantos e alguns mistérios; estes ficam mais por conta do nome do que pela caverna em si.
             Mas o foco da aventura estava justamente na caverna “Ponta da Bota”, no morro do Rapa. Eu já havia feito pelo menos 3 investidas, sem GPS, tentando localizá-la. Nem vestígios foram encontrados. Fizemos a primeira tentativa no sábado. Desistimos porque chegamos num ponto, a vinte metros da caverna, que parecia impossível se deslocar a partir dali. Além disso já era um pouco tarde, se tentássemos provavelmente cairia a noite e a chuva que estava prevista, fatalmente teríamos que abortar a missão. Resolvemos deixar para domingo a empreitada final.
            Domingo amanheceu maravilhosamente especial! Apesar de frio fomos brindados com uma luz radiante e um céu praticamente sem nuvens. Nos dirigimos até o morro do Rapa seguindo pela beira da praia até o final das gaivotas, depois continuamos nos deslocando ora pelo costão, ora pela trilha das feiticeiras. Queríamos aproveitar o deslocamento para fotografar a pedra da casa, que fica no costão, mas nem sempre se consegue acessa-la devido as condições do mar.
            Neste local nos deparamos com um elemento suspeito. Tanto pela aparência, principalmente o corte de cabelo, quanto pelo tipo de roupa. Sem querer deixar o preconceito falar mais alto, provavelmente era algum foragido da justiça. Ele estava bivacado numas pedras. Parecia esconder algo por lá. Topamos de frente com ele bastante apreensivos e observamos certo tempo os movimentos que fazia... da parte dele também houve demonstração de bastante desconfiança. Enfim passou... mas que sirva de alerta para trilheiros que por ali circulam; principalmente meninas adolescentes. Fica a recomendação para que nunca façam trilhas solitárias por ali.
            Por fim chegamos ao morro do Rapa, no mesmo local onde, no dia anterior, havíamos desistido da empreitada. Começamos desconfiar que havia algum erro com as informações disponíveis. Era algo impressionante. Míseros vinte metros nos separando da tal caverna e não podíamos visualizar nenhum vestígio dela, nem encontrar uma passagem segura. Nos embretamos uns poucos metros no meio daquela vegetação densa, que praticamente nos encobria. Logo nos deparamos com  uma boçoroca profunda. Experimentei a profundidade com meu bastão de caminhada, que estava com 1,25 metros de regulagem. Não consegui tocar o fundo da barroca. Por ali não adiantava seguir!
            Resolvemos então contornar a vegetação seguindo na direção de um rochedo localizado mais ao sul, pois suspeitamos que a caverna fosse por ali e não na marca do GPS. Vegetação muito densa mas foi possível se locomover no meio dela. Ao chegar nesta formação rochosa, em um fenda enorme, constatamos que nada havia por ali. Resolvemos então partir dali, para o rumo que apontava o GPS. Rastejamos por entre rochas e plantas, contornando com dificuldade certos obstáculos. Tínhamos a indicação que estávamos a 6 metros da caverna, entretanto não visualizávamos vestígio nenhum dela. Mais uma vez desconfiamos que nossa informação de local não era correta. Precisávamos tomar a decisão, abortar ou arriscar abrir uma picada de qualquer jeito no meio daquela atafona. Fizemos a segunda opção... bingo! Havíamos tomado a decisão correta! De repente a boca da caverna surgiu a nossa frente, muito pequena e camuflada. Era uma caverna formada por blocos de granito.
            Para adentrar a tal caverna tivemos que rastejar por entre aqueles blocos de granito. O ambiente era sinistro. Parecia até um filme do Indiana Jones. Para quem imagina que estas formações são como estas grutas ou tocas onde existem imagens de santos, como sendo a fisionomia de uma caverna, aquilo ali seria uma decepção. Uma bifurcação, logo na entrada, como se fossem dois túneis estreitos, me convidavam para  seguir um deles... optei pelo da direita que seguia na direção nordeste. Era bem curto na verdade, mas logo em seguida tinha um buraco com cerca de dois metros de profundidade. Descendo neste buraco encontrei um salão pequeno onde era possível permanecer em pé. Dali seguia outro túnel muito estreito que parecia conduzir a uma saída no alto daquela formação rochosa. Neste momento gritei para o Marino me seguir até aquele saguão. Dali, rastejando por outro túnel chegamos a outra entrada da caverna; estava totalmente coberta pela vegetação e por raízes e cipós que pareciam estar pendurados no teto, mas que vinham de longe se esgueirando por fendas e passagens. Esta abertura nos trouxe novamente para o lado de fora. Não foi um caminho muito fácil. Rastejamos como ratos e, quando saímos da caverna, em meio aquele matagal, fomos invadidos por uma alegria incontida. Nos cumprimentamos e gritamos muito alto e tudo virou risadas!

Voltamos então para o interior da caverna para explorar outros cubículos, e também porque havíamos deixado todo o nosso equipamento nas mochilas, junto ao local onde adentramos. Não era possível entrar naquele buraco portando aqueles fardos! No reconhecimento final, descobrimos que algum ou vários animais se abrigam ali. Talvez quatis ou algum graxaim. Não encontramos vida animal na caverna, nem cobra, nem aranha. Talvez ela seja usada apenas para o abrigo de alguma mamífero ou quem sabe lagartos.

O sofrimento do desbravamento foi compensado pela alegria que propiciou. Tenho certeza que esta narrativa desestimula muita gente fazer este tipo de aventura. Outros há que certamente buscarão imitar. Certo mesmo é que serão poucos aqueles com espírito aventureiro capazes de realizar uma atividade destas. Os que apenas se interessam pelas selfies em poses de ioga certamente não serão os indicados para esses perrengues.