Retornando à caverna Encantada




            Retornar à caverna Encantada e fazer o relato em poucas palavras, não é tarefa muito fácil! Não só pela beleza do lugar e da trilha em si; tem muito a ver com o encontro entre amigos e com as energias trocadas entre as pessoas e com a natureza. Esta caverna de rara beleza, transmite também mistérios e questionamentos. Visitá-la é um convite à meditação. Sem contar os inúmeros momentos de alegria desfrutados durante a trilha. Seja apreciando a paisagem, conversando ou degustando frutas nativas. São tantas coisas juntas que seria preciso escrever um livro, a fim de possibilitar descrever tudo o que ocorre num período de poucas horas.
           

Se existe uma coisa interessante nas atividades de aventura, certamente a mais incrível, é aquela que nos permite redescobrir lugares. Podemos retornar milhares de vezes a um determinado local, porém jamais o veremos do mesmo modo. Haverá sempre algo diferente. A luz, o ânimo, o cheiro, o som... é como se redescobríssemos, em cada retorno, algo novo, muito diferente daquilo que havíamos visto antes. Jamais poderemos dizer que conhecemos perfeitamente o local, pois novos recantos se colocam ao nossos olhos em fugazes momentos. Um pequeno desvio no olhar e nos deparamos com uma flor que antes não estava ali, ou ainda, presenciamos o desfile de algum animal, ou quem sabe percebemos a precipitação de uma gota cristalina que despenca não se sabe de onde e, se formos capazes de ouvir o silêncio, poderemos perceber as melodias formadas por este insignificante e contínuo gotejar!


            Aventura é isso; emoção e descoberta. Mas não se trata apenas de descobrir imagens, como se elas fossem reveladas a partir da retirada de um véu que as encobria. Não... o que descobrimos não está no mundo exterior. São imagens muito mais sutis que brotam de dentro de cada aventureiro. Nem todos veem as mesmas imagens olhando para uma mesma coisa. Alguns pisoteiam pequenas e insignificantes flores ou fungos sem ao menos se dar conta da beleza que acaba de destruir com a sola de sua bota. Outros há porém, que não cansam de contemplar aquela insignificante e humilde imagem. Ao contrário... a partir daquela visão se lançam em voos mágicos rumo a horizontes infinitos. Como se a alma desprendesse do corpo e já não tivéssemos limites físicos que nos impedisse de alcançar qualquer lonjura!


            Esta é a maravilha que encontro nas atividades de aventura. A possibilidade de superar os limites do corpo, desenvolvendo uma espécie de sexto sentido. Como é bom descobrir estes sentimentos; eles falam de emoções e alegrias. São capazes de redimensionar o espaço e podem construir maravilhosas estruturas, algumas bastante abstratas, mas importantes demais para o aprimoramento do espírito. É uma espécie de momento mágico, a transmutação tão buscada pelos alquimistas! Independentemente de todo e qualquer registro fotográfico, das inúmeras selfies em posições de perigo ou formando figuras com o corpo, ao verdadeiro amante da aventura, o que realmente importa são as impressões registradas na mente. Aquele momento ímpar de felicidade é um êxtase incomparável!


            Como se não bastassem todas estas emoções, existe ainda um momento sutil, que representa o marco fundamental nesta trajetória de busca pelo desconhecido. É o momento do encontro entre amigos. Neste instante selamos  compromissos tácitos e inexplicáveis; num fugaz momento em que os braços se entrelaçam em abraços apertados. Quanta energia há nesta breve demonstração de segurança e afeto. Rever amigos que na realidade nunca estiveram distantes, mas naquele momento, juntam-se física e espiritualmente, se propondo a uma parceria íntima. Mesmo que silencioso este momento grita aos ouvidos da alma. Firma-se aí, num simples gesto, o compromisso de propiciarmos um ao outro um dia intenso, de muito calor humano. É algo de valor inestimável em que é impossível atribuir preço!


            É com gratidão aos amigos de aventura que deixo este relato anexado por um álbum de fotografias. Talvez possa este gesto influenciar muitos a encontrarem os caminhos da paz e da felicidades, conquistarem amizades verdadeiras, pelas trilhas da aventura. Sejam todos bem vindos ao mundo da emoção!

                                Album de fotografias









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem