Trilhas de Floripa - Contorno Morro das Aranhas

Contorno do morro das Aranhas – O Morro das Aranhas oferece várias opções de trilha com dificuldades variáveis de moderada a difícil. Esta trilha com aproximadamente 5 km de percurso é pouco conhecida, mas brinda os participantes com belíssimas paisagens. Pelo caminho percorreremos trechos de costões, onde existem vias de escalada e locais para pratica de rapel ou boldering.  Trechos de mata e dunas. Iniciamos a trilha no final da rua Raul Pereira caldas no Santinho, bem no final da rua, onde existe uma rótula de retorno. Percorre-se um pequeno trecho de praia e nos deparamos com o museu a céu aberto mantido pelo Resort Costão do Santinho. Ali podemos observar  petroglifos com mais de cinco mil anos, deixados pelos primitivos habitantes da região. Momento ideal para uma rápida reflexão sobre nossa existência e a herança que deixaremos para as gerações futuras.


 
            A trilha pode ser considerada de nível moderado, mas deve ser evitada em condições de chuva ou tempo carregado, com possibilidade de raios. O trecho de costões fica muito escorregadio e perigoso.

 

Recomenda-se vestir calças compridas e botas de cano médio (proteção nos tornozelos). Mulheres que optarem pelo uso de “Leging”, recomendo que levem proteção adicional para a parte inferior da perna: Tipo meias grossas e longas (usadas em futebol), caneleira, faixas de proteção. A vegetação rasteira tem bastante gravatá e podem ferir a parte inferior da perna. Existem algumas subidas íngremes, mas de poucos metros quando trilhamos o lado leste do morro (costões). Ao atingir a praia do Moçambique dobramos à direita seguindo pelo flanco oeste do morro. Um trecho considerado fácil. Neste lado poderemos observar e até explorar algumas dunas gigantes e uma paisagem que varia entre o monótono e o exuberante. Pelo caminho encontramos muitas bromélias, espadas de são Jorge, ananás entre outras. Algumas apresentam flores exuberantes, conforme a época da trilha. Também podemos encontrar algumas frutas nativas como o araçá, a gabirova e a pitanga, cujos frutos podem ser apreciados, desde que a trilha ocorra na época certa. Alguns minutos de caminhada pela mata chegamos na lagoa das lavadeiras. Recentemente trilhando por ali encontrei a lagoa com pouquíssimo volume de água. Mas é um bom lugar para descansar e apreciar a paisagem. Da até pra fazer no local, um piquenique à moda antiga. Existe no costado das dunas uma lagoa perene que embeleza muito o lugar quando está cheia. Na última trilha que fiz esta lagoa estava totalmente seca.


Trazer pelo menos 1 litro de água, ½ litro de suco de sua preferência. Lanche de acordo com a vontade de cada um. Recomendo: Duas bananas, 1 maçã, 3 ou 4 barras de cereal. É sempre bom ir consumindo alguma glicose durante o percurso tipo mariola, rapadura, paçoquinha.



Resumo


  • Percurso aproximado 5 km
  • Tempo estimado de percurso 4 horas
  • Nível de dificuldade moderado
  • Não recomendado para crianças com menos de 12 anos
  • Facilidade de transporte (ônibus) para o início e final da trilha
  • Evitar o percurso com chuva ou tempo carregado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem