Trilhas de Floripa - Contorno do morro das Feiticeiras

            O norte da ilha possui muitas trilhas pouco conhecidas ou exploradas. Algumas de indescritível beleza. Costões, matas, ribeirões e relevo característico, dobrado por morros que escondem paisagens deslumbrantes. Através desta série que inicio, pretendo mostrar um pouco destas belezas escondidas no norte da ilha.

Trilha contorno do morro das Feiticeiras - Esta trilha de aproximadamente 5 km apresenta vários níveis de dificuldade, abrangendo todos os tipos de paisagens possíveis. Trechos de mata fechada, subidas relativamente íngremes, costões com incríveis formações rochosas.



         Costumo iniciar pelo flanco oeste (esquerda) do morro, pois já no início existe um local pouco visitado, por não ser muito fácil de encontrar se não estiver acompanhado por alguém que conheça a região. É a caverna da bruxa. Uma incrível formação rochosa que construiu um abrigo natural. Um local místico, embora pequeno para ser explorada adequadamente é necessário uso de lanternas.

            Nesta trilha é possível fotografar pássaros e saguis, mas para fotografá-los o ideal seria fazer uma trilha solo, em silêncio, pois um grupo de trilheiros se movimentando pela mata faz barulho demais, afugentando esses bichinhos ariscos.


            O caminho segue até a praia Brava e o retorno para o ponto inicial pode ser feito pela trilha da feiticeira, logo acima do costão, ou pelo próprio costão, caso as condições do mar permitam. Particularmente prefiro o costão, embora a trilha seja mais difícil a paisagem é deslumbrantes, com incríveis formações rochosas dignas de serem apreciadas, tais como a Pedra da casa, Pedra do portal, Pedra da Anchova. Algumas formações bastante interessantes, que parecem até terem sido colocadas ali por mãos habilidosas, despertando a imaginação emprestando um tom místico à paisagem.


Existe também a possibilidade de completar a trilha com atividades afins, tais como: Boulder, rapel, escalada livre entre outras. É um local muito apreciado para pesca esportiva.


            O tempo necessário para fazer o percurso tranquilamente, tirando belas fotos e confraternizando com a paisagem e os amigos é de aproximadamente seis (6) horas. É claro que se quisermos praticar alguns dos esportes citados será necessário uma programação específica para aquela atividade. 

           Vale a pena investir o tempo nesta trilha, entretanto não deve ser feita sozinho nem sem acompanhamento de um guia que conheça a região. Riscos de queda e contusões. Em alguns pontos não existe sinal de celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem