Crônica De uma tragédia anunciada

         Há seis anos o grupo WAF Trilhas e Aventuras, reúne pessoas em torno das atividades de aventura.  Ao longo do tempo o espeleonismo se tornou uma espécie de carro chefe do grupo. Atraindo cada vez mais pessoas interessadas em desbravar os mistérios e os perigos das Cavernas da Ilha de Santa Catarina. Para os que me conhecem há tempo, sabem o quanto eu sou intransigente com relação à segurança individual dos participantes. Não é à toa minha preocupação. As trilhas e cavernas de Florianópolis, na maioria dos casos, oferecem altos níveis de dificuldade. A segurança não pode, sob hipótese alguma ser negligenciada. Cabe a mim orientar e promover a segurança adequada das atividade, mas é importante que os participantes, principalmente os mais jovens, encarem as regras com seriedade e preocupação. Nesta postagem reforço as recomendações e atitudes a serem seguidas por aqueles que pretendem continuar se aventurando, com alegria e segurança.


        Não se passaram muitos dias de uma ocorrência fatal em uma trilha no Pântano do Sul, junto à caverna registrada como SC30. Já perdi a conta da quantidade de vezes que trilhamos aqueles caminhos e exploramos as cavernas daquele costão. São incontáveis também a quantidade de situações de risco que as pessoas se expõe. Quantas vezes mantive contato com pessoas que desafiavam os perigos sem EPI e sem nenhuma preocupação com segurança . Quantas vezes fui zoado por aquelas pessoas que se julgavam infalíveis. Mais grave ainda, em alguns casos, os próprios condutores incentivam atitudes radicais como forma de superação. Outras vezes formam enormes grupos sem a quantidade necessária de assistentes e sem a mínima noção de primeiros socorros.

        

        Pois bem... Uma tragédia ocorreu, junto com ela a vem a comoção! As centenas de palavras proferidas por mim, em defesa da segurança e da necessidade de se criar regras de conduta ambiental, a fim de evitar tais tragédias, de nada valeram. Depois da porta arrombada, tramela nova e reforçada na pela casa toda! É inadmissível a proibição, salvo em raras situações. As trilhas e cavernas de Florianópolis formam um maravilhoso patrimônio para o turismo de aventura. O poder público precisa zelar por esse patrimônio criando condições apropriadas, inclusive construindo estruturas necessárias para promover a segurança. É assim nos grandes parques naturais do mundo inteiro. Imaginem se os parques nacionais do Serengueti, Yellowstone, Galápagos, Gran Canion, entre outros tantos, resolvessem, por segurança e necessidade de preservação, proibir as atividades que rendem ótimos dividendos para a nação. O poder público não pode se omitir, até mesmo porque, não exercendo fiscalização adequada, as pessoas continuarão desafiando os perigos. Aquela placa tão grande e bonita, daqui alguns dias estará no chão poluindo visualmente, como já está ocorrendo, um ambiente natural maravilhoso. 

    

        Mas não é só o poder público que precisa assumir a responsabilidade. Cada condutor ambiental, cada guia de trilha, cada participante das atividades de aventura, precisa também se conscientizar que fazem parte do problema e precisam, urgentemente, repensar atitudes. É impossível a garantia de segurança total, por isso é importante que se faça a distinção entre "Risco" e "Perigo". O perigo é iminente, depende apenas das condições naturais dos locais. O risco pode ser controlado através de EPI's, ou mesmo evitando-se a exposição ao perigo. Se é perigoso chegar na borda de um precipício, não chegue! É simples assim. É preciso despertar consciência nas pessoas, para que cada um seja seu próprio agente de segurança.

       É importante salientar que toda e qualquer proibição, pune de forma indiscriminada todo aquele que pratica a boa conduta ambiental.

        Saiba mais sobre as maravilhosas "Cavernas da Ilha de Santa Catarina". Adquira o livro impresso ou em formato digital.

Conheça meus canais de comunicação acessando o link

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem