A Ilha das Cavernas, dos Megálitos, dos Mistérios - Parte 2

         O norte da ilha possui uma incrível coleção de diversos tipos de formações. Neste relato continuo falando do Morro dos Ingleses. que ocupa lugar de destaque em meio a tantas intrigantes belezas.   

       

                   Furna do Santinho (2) - Uma caverna ainda não explorada

    As primeiras trilhas talvez sejam as mais marcantes. Principalmente quando se trata de um aventureiro solitário, munido de poucas informações sobre o local a ser explorado. Agindo apenas por impulso, definindo quase que por instinto o rumo que deve seguir. Tudo é descoberta, tudo é emoção! foi assim que comecei minha rotina de trilhas. Talvez essa seja a essência do espirito aventureiro. Ter sido o morro onde dei os primeiros passos em minhas explorações, gravou de forma indelével, imagens que exaltam minha emoção o tempo todo.

    Continuando nesta aventura pelo morro dos ingleses um pouco mais ao sul, mas ainda na região dos costões, existem algumas cavernas interessantes. São furnas de abrasão marinha, que se destacam menos pela profundidade do que bela exótica beleza e suntuosidade. Uma destas furnas ainda não foi explorada, pois o mar nunca oferece condições adequadas para a exploração. Fiz várias investidas e observei de ângulos diferentes este majestoso lugar. Um mini cânion com  paredes verticais, destaca-se logo na entrada da furna. As ondas penetram por aquela estreita passagem, sem que haja um refluxo das águas. Sinal evidente que ali existe uma cavidade relativamente profunda, totalmente encoberta pela água. Bem ao lado dela existe outra furna conhecida por "Furna do Santinho" cadastrada na SBE com SC41. É uma  linda caverna de difícil acesso, foram feitas seis investidas na tentativa de explorá-la. Primeiro tentei acessar por alguma trilha, não foi possível, pois o lugar parece uma fortaleza protegida pelo oceano. Decidi então o acesso por cordas. Mesmo assim não foi tarefa muito fácil. Os paredões de basalto, possuem arestas afiadíssimas, cortam como um bisturi. 

                                   Portal de entrada da SC41 - Furna do Santinho

        Foi grande a emoção de adentrar a caverna depois de tanta expectativa. É um lugar mágico! Foi a primeira grande emoção que tive explorando as cavernas da ilha. Click nos links abaixo e assista os vídeos.

                                                Furna 2 - Até o momento inacessível

                                              Três furnas, mas apenas uma é acessível

                                                    A Furna do Santinho SC41

        Na época desta exploração Eu ainda não dominava as técnicas de exploração de cavernas, também não possuía GPS, erroneamente denominamos o local por furna 2. Tanto o acesso quanto o auto resgate foi feito por corda, as dificuldades foram grandes, pois aquelas paredes de arestas afiadas não facilitavam em nada. O mar também açoitava vigorosamente a entrada da caverna e rajadas de vento pareciam tentar nos derrubar. Talvez destas dificuldades provenham as maiores emoções. 

                                            Arestas cortantes - Perigo real

        Um pouquinho adiante ainda no sentido sul, encontramos outra caverna mágica, que leva o nome de "Encantada" cadastrada na SBE por SC51. Uma linda cavidade com salões misteriosos e muitos espeleotemas. Pode ser acessada pelo costão, próximo ao nível do mar, ou por uma espécie de boca de poço no topo do costão. A maioria das vezes, por segurança, preferi utilizar rapel e adentrar pela  parte superior.  Paredes verdes e verticais dão colorido especial a esta magnifica furna. Vista de cima parece um poço, mas guarda em seu interior túneis estreitos que dão acesso a vários compartimentos. Em alguns lugares a caverna se parece com furnas de abrasão marinha, em outros parece ser formada por blocos de granito.





       Realmente faz jus ao nome de "Encantada". Esta caverna guarda vários aspectos diferentes. Como se combinasse três tipos de cavidades em uma só.

                                            Salão da caverna Encantada

         São muitas as alegrias que o Morro dos Ingleses pode propiciar para quem gosta de trilhas árduas e de cenários paradisíacos. Mas há também segredos pré-históricos guardados por lá. Continuando pelo costão do morro, rumo à praia do Santinho, existe um  magnífico sítio arqueológico, contendo uma grande coleção de petróglifos. Infelizmente este sítio esta se deteriorando, pois não existe nenhum projeto de conservação. Em breve não restará quase nada para ser apreciado.





                                       Uma impressionante coleção de petróglifos

        Muito ainda poderia ser dito sobre este morro e suas maravilhosas trilhas. Mas é possível ter uma noção muito clara, a partir desta singela narrativa. Assim é a Ilha da magia. Repleta de encantos em todos os cantos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem