Tributo a uma amizade feminina.


Embora este blog seja dedicado à aventura permitam-me os amigos que eu abra exceções para as coisas do sentimento. Afinal é através dele que vivemos nossas mais emocionantes aventuras!

           
                Talvez a coisa  mais importante, ou pelo menos mais representativa, na vida do homem seja a relação de amizade com uma mulher. Acredito que a recíproca seja verdadeira. Não posso garantir mas me atrevo afirmar que é mais fácil para uma mulher encontrar sinceridade e dedicação com um grande “amigo”,  do que com uma grande “amiga”.

            E não é pela imaginação que atrevidamente assim afirmo. Tenho observado ao longo de minha existência este maravilhoso fenômeno. Como disse Fernando Pessoa: “viver é fazer meia com a intenção dos outros. Mas, ao fazê-la, o pensamento é livre, e todos os príncipes encantados podem passear nos seus parques...” Ora, no relacionamento homem mulher tudo é mágico! Embora nem sempre o que é intenção de um, vire ação de ambos. Quando se trata de sentimento então... Me faltam palavras para descrever! A liberdade de amar entre os sexos opostos é muito mais ampla. Daí talvez a maior facilidade para que uma paixão se transforme em amor de amigos. Falo aqui do amor verdadeiro, aquele dito platônico, onde não há outros interesses que não seja a amplitude e a emoção de sentir. E, se algum interesse escuso das coisas carnais, eventualmente persista, com certa facilidade (talvez nem tanta) conseguimos mudar o foco do pensamento. Controla-se então a mente evitando-se as armadilhas da paixão. Pode até que ela, a paixão,  persista; afinal é chama, dependerá do combustível que irá alimentá-la; fica porém estritamente sujeita ao controle racional. Por ser assim vos garanto... tenho poucos amigos e os mais "verdadeiros" são na realidade "verdadeiras". Sim são elas... as mulheres! Falando assim no plural pode dar a impressão que são muitas e alguém poderá me rotular de mulherengo. Não é bem assim... Amizades tem muito mais a ver com qualidade do que com quantidades.

            Não me levem a mal os do sexo masculino, também os quero bem... apenas não há meio de comparação. A mulher é muito mais completa! diante delas, nós homens somos como crianças disfarçando intenções. Logicamente alguns preconceitos existem e; por conta deles, a relação se aprimora. Explico – Se por acaso encontrar uma amiga em profunda tristeza, não há constrangimento algum em abraçar, beijar ou seja lá o que for exigido no momento. Não teria eu coragem nem disposição para agir assim, com tanta liberdade, com meus amigos, os do sexo masculino. Fica muito mais fácil dar consolo a uma amiga, portanto, não é errado afirmar que amizade entre sexos opostos é muito mais completa e definitiva pois não existe competição. Possui também certa versatilidade, ou seja, pode se estender por um caminho muito mais amplo, no sentido afetivo é claro, sem comprometer a beleza anterior do relacionamento; obtida antes de mudar o rumo da estrada. Não obstante cause seus traumas, porque traumatizar-se faz parte da condição humana, ter uma amiga mulher é um privilégio... nenhum amigo homem terá a sensibilidade nem habilidade de uma mulher para consolar. É bem mais fácil recuperar a autoestima com o colinho de uma amiga.

            Mas nem tudo são flores nestes relacionamentos! Muitas vezes as imperfeições humanas provocam sentimentos mesquinhos. O ciúme talvez seja o pior. Nada mais complicado do que sentir ciúmes de uma amiga. Achar que, pelo grau de amizade e reforço no aspecto sentimental, ela deva estar constantemente ao teu lado... participando e compartilhando aquilo que gostas. Se ela arrumar um namorado então, aí desmorona o alicerce! Talvez seja este o ponto crítico, o divisor de águas mais radical, a realidade mais complexa para entender... É bom nem pensar muito sobre o assunto! Porém é melhor estar preparado, pois a vida é uma caixinha de surpresas.

            Na hora do amor ou amizade, fica difícil separar; impossível estabelecer limites pois trata-se, antes de tudo, de uma questão semântica. Confio mais no termo  amizade, pois a este o conceito de amor é intrínseco. Quanto à paixão; bem... disso só posso falar por mim. Pois tudo depende do grau de romantismo das partes envolvidas. da intensidade do sentimento e; do pulsar de cada coração é extraído o ritmo da vida. De minha parte confesso certo exagero! Muitas vezes pela intensidade e contundência, mete-se os pés pelas mãos na hora de vestir a indumentária. Faz parte! O grau dos sentimentos é tempero da vida e do relacionamento.

               Deixo neste texto meu tributo à amizade feminina. Como tudo que é bom não existe em abundância; também não posso me vangloriar de possuir um grande número de amigas. Mas não vem ao caso resumir toda a história num simples número que especifique quantidades. Antes vale a homenagem à todas as mulheres que considero especiais. De resto a vida seguirá o rumo que tiver que seguir. Bom mesmo é quando o destino une as pessoas  num relacionamento que vai além da amizade, mas que começa por ela. Daí tudo se completa!


Comentários

  1. Querido amigo...sem falsa modéstia, eu sei que faço parte desta sua seleta lista de amias e me sintofeliz e honrada...mais uma vez deixo a minha certeza de que SIMMMM...um homem e uma mulherpodem viver uma amizade verdadeira onde o sexo fica fora, mas o amor e respeito, floresce e dá lindas flores. Bjka meu querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu mais do que ninguém tem autoridade para falar assim! Talvez este tenha sido o maior privilégio de minha vida.

      Excluir

Postar um comentário

Ajude no aprimoramento deste blog. Inscreva-se e deixe aqui seus comentários e sugestões!

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem