Gravatá. Muito visitado, pouco conhecido.



            Muito tenho trilhado pela ilha de Santa Catarina. Principalmente no norte e centro/leste. Difícil descrever a diversidade das paisagens e tantas belezas simples e rudes. Alguns caminhos que trilhei são bastante conhecidos, outros nem tanto, mas todos possuem suas peculiaridades e formosuras. As trilhas do Gravatá talvez sejam as mais visadas. Pelo menos é o que parece, devido ao intenso movimento de pessoas trilhando, acampando, praticando esportes diversos, tais como, rapel, escalada, high line. Esta grande afluência de pessoas se deve particularmente a dois aspectos: O primeiro é o fácil acesso. É possível chegar lá sem muito esforço, Tem até ônibus que te deixa na entrada da trilha. A localização também é favorecida, pois está muito próximo à Lagoa da Conceição, um dos mais nobres bairros de Florianópolis com uma razoável população, que é multiplicada na época de veraneio e feriadões. Depois a grande beleza do local chama atenção por si só! O Gravatá é simplesmente deslumbrante. Incríveis formações rochosas, magníficos costões e mar esmeraldino. Apesar da dureza da vegetação composta quase que na totalidade pela Bromelia Antiacantha, que empresta seu nome popular para o local (Gravatá). Esta planta dificulta muitas vezes a vida dos trilheiros mais incautos ou inexperientes. Seus espinhos, com frequência, causam ferimentos doloridos. Dizem que é uma planta medicinal, muito boa no combate a tosse e como expectorante. Daí resulta que muitas pessoas visitam o Gravatá, mas poucas conhecem seu magníficos recantos. Aqueles reservados aos mais ávidos e destemidos exploradores.
Dentre estes lugares a praia secreta certamente ocupa um lugar de destaque. Muito procurada pelos surfistas, devido as ondas que se formam por lá. Aliás todo o percurso entre a ponta do Gravatá e a Joaquina é exuberante. Imponentes formações rochosas, costões com imensos paredões de granito que desafiam o poder das ondas. É um local perfeito, harmônico, de sons relaxantes, apesar da dureza, que só poderá ser apreciado pelos verdadeiros amantes da natureza. Aqueles que se integram com ela, que fazem parte do meio ambiente. Estes, que trilham sem temor, os caminhos espinhentos e rochosos, serão recompensados pelo esforço físico despendido.  Eles terão, como prêmio maior, o fortalecimento da alma.

Assim é o Gravatá e seus arredores. Se expondo em belezas para os que se satisfazem com pouco, e provocando os mais exigentes apreciadores da natureza a desbravar seus mistérios. A todos ele gratifica. Pena que muitos não o respeitem. Provocam queimadas, deixam o lixo espalhado, poluem o local sonoramente.        É triste que um lugar tão lindo não receba mais respeito e compreensão por parte dos seres humanos.

Imagens do gravatá - Praia secreta
Imagens do Gravatá
Gravatá - rapel - trilhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem