A política brasileira e a guerra de bugio

Quem conhece um pouco da vida e da natureza, sabe que o bugio é um animal bastante curioso, facilmente se aproxima quando percebe movimentos ou ruídos diferentes. Não é um animal agressivo, mas tem um hábito interessante, quando sente-se ameaçado ou para defender de seu território, costuma defecar utilizando seus dejetos como projétil lançado pelas próprias mãos contra o invasor ou suposto agressor. Este hábito deu origem a uma brincadeira de criança  que consistia em jogar barro um no outro, nas brincadeiras a margem de rios, açudes ou lagos. Não existiam times ou grupos, era cada um para si, um contra todos e todos contra um. Esta brincadeira ficou conhecida como “guerra de bugio”.
            Utilizo este breve preâmbulo para demonstrar a maneira como vejo a política partidária brasileira neste momento. Uma verdadeira guerra de bugio. Todos utilizam a conhecida munição arremessando-a em todas as direções, sem critérios éticos e com pouca preocupação com a verdade. Como consequência desta guerra declarada a verdade fica distorcida e os verdadeiros interesses e questões nacionais ficam legadas a um segundo plano. Mentiras são combatidas com outras mentiras, confundido de maneira grosseira a opinião popular.
            Está mais do que na hora de abandonarmos posições radicais e, muitas vezes preconceituosas, adotando as armas da inteligência e do bom senso, para o debate crucial sobre o futuro da nação. É urgente que reaprendamos os caminhos do diálogo, não é mais possível continuar repetindo os erros históricos, despertando ódio e irracionalidade.

            Chega de guerra de bugio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inquietudes

Luz e encanto

Brindemos o amor

Mensagem de natal

Descobrindo Naufragados

Explorando a Caverna Ocos

Explorando a Caverna Emaranhado

Um sonho realizado

Acampamento Selvagem